Gráfica Paulista

cadastre-se já

aproveite nossos produtos!

meus pedidos

acompanhe seus pedidos!

instruções

dicas, dúvidas e tutoriais!

mensagens

envie e gerencie suas mensagens

Instruções

Home » Informações adicionais

O que é um Boneco?

Boneco é o projeto gráfico de um produto, que apresenta os elementos (tipologia, imagens, formato, etc.) da forma como se deseja utilizar em sua versão final. É uma impressão não profissional do material, uma impressão caseira. A elaboração de um boneco é fase fundamental para a pré-finalização de livros, revistas, folders com dobras, material com furo e outros produtos em que possa haver a necessidade de um boneco para fazer a conferência da arte, do tamanho, posicionamento das dobras, entre outros.

Processo de montagem de um Boneco

Pegue seu material que está pronto para ir para produção, com todas as finalizações necessárias e prepare-o para fazer o Boneco. Aqui, vamos fazer uma simulação de boneco para um folder com duas dobras.

Exemplo de montagem de Boneco: Folder 2 dobras

Veja na imagem abaixo um exemplo do folder pronto para impressão.

folder6

Selecione a parte externa do folder, ou seja, a que possui a capa do folder. Faça o seguinte comando, a partir do menu: Arquivo > Imprimir.

boneco_impressao

Escolha uma impressora padrão qualquer.

Configure a sua impressão de acordo com seu material e sua impressora. Veja abaixo, um exemplo para um folder 21 x 29,7 cm, que será impresso em uma impressora jato de tinta comum.

Lembre-se: Imprima seu boneco com as linhas guias para que fique mais fácil a visualização da dobra do material.

boneco

Selecione a opção Página atual e depois vá até Visualização de impressão, na janela Imprimir do Corel Draw. Dentro de Visualização de impressão selecione Ajustar página.

boneco2

Como mostra a ilustração acima, veja as linhas guias que serão impressas junto com o documento para facilitar o corte e a dobra.

Feito isto, mande imprimir a parte externa do folder. Um conselho que damos é não imprimir frente e verso na impressora, pois pode dar muita variação. Então, aconselhamos imprimir a parte externa e depois, em outra folha, a parte interna. Veja na ilustração a parte interna para ser impressa, usando o mesmo procedimento.

boneco3

Você terá ao final deste processo duas folhas impressas, sendo uma a parte externa e outra a interna. Coloque a parte externa do folder virada para baixo, de preferência sobre uma mesa de luz para você ter melhor visualização para encaixar a parte interna. Caso não tenha uma mesa de luz, fixe a folha impressa da parte externa do folder contra uma janela com claridade.

boneco4boneco6

Depois de fixada, pegue a parte que está impressa a face interna do folder, passe cola ou fita dupla face na parte da folha onde não foi impressa e encaixe sobre a folha que está colada no vidro, tentando sempre fazer o melhor encaixe possível. Tendo as duas faces coladas, retire do vidro, e com o auxílio de uma tesoura, recorte as sobras.

boneco5

Depois de recortado, faças as dobras na marcação das linhas guias e pronto! Você já tem o seu Boneco. O Boneco é o método mais eficaz de conferência de material que será impresso. O processo para outros materiais é o mesmo.

folder_2_dobras_01folder_2_dobras_02

Deixe um comentário

Home - Meus Pedidos - Tabela de Preços - Cadastre-se - Instruções - Mensagens - Contatos

Gráfica Paulista

Email: Para enviar email utilize o
Sistema de Mensagens